Criados por Deus para a complementaridade



O Amor esponsal nos estados de vida foi o tema da pregação realizada por Maria Emmir Nogueira na tarde do primeiro dia do Congresso Jubileu da Escola de Formação. Segundo a co-fundadora da Comunidade Católica Shalom,  a grande profecia  dos nossos tempos é que os estados de vida não devem ser vividos isoladamente, mas juntos, um complementando o outro. "As três formas de vida juntas vivem para formar e santificar pelo poder de Deus a igreja de Jesus Cristo. E é essa a beleza da nova evangelização e das novas comunidades", afirmou. 

A pregadora destacou que na profecia das comunidades novas e na profecia do Vaticano II, "os estados de vidas são: não mais isolados, mas complementares; não mais estéreis, mas fecundos; não mais solitários, mas fraternos". E concluiu: "são enriquecedores uns dos outros".

Maria Emmir enfatizou que a santificação, o enriquecimento e a fecundidade só irão existir quando família, sacerdotes e celibatários viverem em comunhão. "Famílias, encham as casas de vocês de sacerdotes e de celibatários. Sacerdotes, santifiquem as famílias, com a presença de vocês. Santifiquem os celibatários com a orientação de vocês. Celibatários, enriqueçam os sacerdotes, vocês trazem fecundidade para as famílias", acrescentou.

Emmir caracterizou o amor esponsal como o amor místico a Deus e, Nele, aos homens; como amor fiel, total, de união a Cristo, que gera vida nova e fecunda. De acordo com ela, nos tornamos almas esposas de Jesus no batismo. 

Para Robson Ferreira, do Grupo Jovem Totus Tuus de Franca - São Paulo, um dos pontos mais marcantes na pregação foi a descoberta de que o ápice do amor esponsal é a entrega de Cristo na cruz e que essa entrega se renova e se atualiza a cada Santa Missa. "Ficou forte para mim o papel fundamental dos sacramentos na vida de quem quer viver esse amor esponsal" declarou o jovem.  
Texto: Klauber Franco de Souza

0 comentários:

Postar um comentário